sábado, 12 de março de 2016

O que realmente é a faculdade

 Fiquei muito tempo pensando se escreveria o que vem a seguir como uma postagem normal ou na retrospectiva. Comecei colocando na retrospectiva, mas o desabafo é tão grande que tive que mudar meus planos.
 Andei lendo por aí a história de um rapaz que largou a faculdade e a família e depois mandou notícias em Pernambuco. Vacilo largar tudo sem avisar? Talvez. Um menino da minha turma postou um texto no nosso grupo sobre tudo isso e tudo que eu vinha sentido sobre a faculdade transbordou ainda mais. Se o ensino médio é a pior época da vida? É a melhor. Se as coisas melhoram depois do vestibular? Não. Eu fico muito triste em saber que passamos tanto tempo se dedicando a entrar em uma faculdade pública e quando entramos passamos por condições desumanas.
 Não são só os estudos sem fim. Não é só a greve que atrapalha todo o calendário. O problema todo é chegar na faculdade e não ter água. É ficar com sede e não beber água porque depois você não terá um banheiro para usar. É sair de Niterói às nove ou dez da noite porque você tava estudando e não ter conforto ou estrutura nenhuma pra voltar pra casa. É ficar com medo e voltar correndo pela rua. É passar dias, semanas e às vezes até meses estudando pra uma prova que na hora vai ser adiada. É ver sua vida passar, sua família precisar de você e você não estar lá. É ver seus amigos, ou antigos amigos, tendo cada vez mais uma vida que não inclui você. Isso que eu vivo na faculdade. Isso que eu vejo cada dia e quando chego em casa só queria poder ter condições de pagar uma particular ou de largar tudo.
 Por que a pública é primeira opção? É. Mas infra-estrutura, também! A pública é melhor? É. Mas ter vida social, também. Se a matéria é a mesma, como eu vejo pessoas de particular "curtindo" a vida como antes, enquanto observo pessoas surtando na pública. Claro que existem exceções e exceções, cursos e cursos... O problema maior está nessa necessidade de avaliação em provas e notas sem sentido. Eu entrei na faculdade pensando que iria APRENDER e enfim estar em contato com o que eu gosto, a realidade é que você continua DECORANDO para fazer provas, continua com matérias que não acrescentam em nada para seu currículo profissional e ao invés de VIVER a faculdade fica se preocupando com CR e a vaga de estágio que você vai ou não conseguir. E se conseguir, vai ter tempo para fazê-la? Vai abrir mão de mais quantas noites pelo estágio obrigatório?  Vai chegar em casa quantas vezes mais irritada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário