domingo, 12 de fevereiro de 2017

O que eu vivi no 'Desafio 30 dias sem açúcar'

 Está na moda ser fitness. Está na moda gostar de comidas saudáveis e fazer exercícios. De exercícios eu sempre gostei, mas de comida.... Eu sempre tive que gostar de me alimentar bem, e mesmo não gostando de fast-food meu cardápio nunca foi muito variado. Do que eu to aproveitando dessa moda fitness? Estou me abrindo mais para novas comidas e novos tipos de exercício.
 Tudo começou quando uma amiga me chamou para correr. E eu cheguei em casa tão feliz que eu queria fazer aquilo todo dia. Estou fazendo? não. Mas estou mudando meu estilo de vida cada dia mais um pouco sem me forçar a nada. Estou apenas bem comigo mesma, buscando a saúde do meu corpo e da minha mente.
 Com uma corrida aqui, uns exercícios pra lá surgiram os desafios... Era desafio '50 dias de prancha', desafio '30 dias de agachamento', desafio '30 dias sem açúcar'... e é mais especificamente sobre esse último que eu quero falar. Eu sempre fui uma chocólatra de carteirinha, se me perguntassem minhas comidas preferidas eu responderia: pizza, chocolate e sorvete, sem dúvida alguma. Então quando me deparei com esse desafio foi um choque e eu fiquei enrolando muito antes de começá-lo. Hoje é o dia 5 do desafio e eu já senti necessidade de escrever.
  Aprendi a comer novos legumes. Aprendi a fazer sorvete de iogurte e fruta (zero açúcar). Aprendi a abrir a porta da geladeira olhar 20 variedades de doce e pegar uma fruta para comer. Nesses 5 dias eu vi que tirar o açúcar da sua vida é muito mais difícil do que parece, porque a sociedade não vai te ajudar. O açúcar esta em todos os lugares, álcool, biscoitinhos, geleia, arroz, massas... E você não vai conseguir tirar tudo isso da sua vida.
 O meu desafio '30 dias sem açúcar' foi a respeito de comer açúcar refinado, comer besteiras. Se você quiser parar de comer tudo que realmente tem açúcar você não irá conseguir por tanto tempo, você vai sofrer demais, porque seu corpo precisa de açúcar pra viver! Ser saudável não é sofrer. Você tem que ser feliz com a sua alimentação, seus exercícios e seu corpo.
 Agora, no dia 14 do desafio (quase metade!!!) eu tive um vontade louca de comer chocolate após o almoço. Na verdade, a vontade começou ontem... Passei a semana na casa dos meus tios e só de chegar lá já era 'comprei chocolate pra você', 'tem sorvete na geladeira'.... Expliquei o desafio e ficou tudo bem. Ontem estávamos fazendo rabanadas eu queria muito comer uma. Eu não ia me privar de um momento em família por causa do desafio, mas eu pensei nas opções:
a) comer e recomeçar o desafio
b) comer e ignorar o desafio
c) encontrar uma alternativa
Por mais que meu cérebro e minha família insistissem para eu escolher a opção 'b', eu escolhi a 'c'. Não passei o pão no leite condensado nem no açúcar. Foi uma rabanada de pão, canela e leite.
 Sobre a vontade de comer doce hoje, eu procurei na internet o que fazer. Está ai mais uma dica: muita gente já fez esse desafio antes (tirando só doces, como eu, ou tirando tudo), procura que na internet tem muita ajuda! E a dica era tomar café sem açúcar, sem adoçante, sem nada. Achei um absurdo, mas fui provar. Pra minha felicidade tinha aqueles cafés aromatizados aqui em casa e não pareceu tão ruim tomar sem adoçante quanto seria o café tradicional. A vontade passa mesmo!! E achei uma delicia.
 Agora acabei o desafio e vocês não imaginam como eu estou feliz comigo mesma e como realmente funciona. Meu objetivo não era emagrecer, mas eu emagreci, sim (e tá muito nítido porque minha roupas estão caindo).
 Eu fiquei doente duas vezes durante o desafio, uma no inicio e outra no final, e pensei que poderia ser pela falta de açúcar. Não sei se realmente foi, mas acredito que não. Como eu já disse antes nesse texto e quem lê meus textos sabe que eu sou ruim de comer é mais provável que eu tenha tido uma baixa de imunidade boba. Além do açúcar, eu que nunca fui de cumprir muito rotinas de treino, tinha corrida, tinha NTC e isso pode ter ajudado o meu corpo a ficar mais fraquinho, mas nada que tenha feito eu me arrepender desses 30 dias.
 O desafio acabou já tem 5 dias e parece mesmo que comer chocolate não é mais uma necessidade na minha vida. Eu não pretendo nunca mais comer minha barrinha de chocolate, longe disso!! Mas reduzir sim e nisso já sei que to ótima e é por isso que eu to tão feliz,


Nenhum comentário:

Postar um comentário